Manutenção Corretiva, Preventiva e Preditiva de Máquinas / Equipamentos

Para assegurarmos a boa produtividade dos Equipamentos, devemos atuar basicamente com dois tipos de Manutenção.

Manutenção Preditiva e Manutenção Preventiva. Quando não aplicamos estes tipos de Manutenção, somos obrigados a utilizar a Manutenção Corretiva.

Conhecendo melhor estes tipos de Manutenção:

A Manutenção Preditiva:

Com o Equipamento trabalhando, se faz algumas checagens nos pontos considerados críticos destes equipamentos, de modo a termos as informações preliminares antes de programarmos a Manutenção Preventiva. Durante a Preditiva, podemos checar o nível de ruído de rolamentos de motores e mancais, aquecimento de cabos, fusíveis, seccionadoras. Vazamentos de água, óleo, e outros produtos. Enfim buscamos possíveis focos de problemas, para serem eliminados na Preventiva.

A Manutenção Preventiva:

De posse das informações colhidas durante a Preditiva, e com o histórico das fichas de OS(Ordem de Serviço) abertas para o equipamento, elaboramos o plano de Manutenção Preventiva. Desta forma teremos uma ação dirigida, atuando nos pontos verdadeiramente problemáticos, e passiveis de falhas.

Infelizmente quando não adotamos esta postura, o único recurso que dispomos , é a Manutenção Corretiva, ou seja, ficamos sempre apagando incêndio. Não temos nenhum controle sobre o equipamento, e o mesmo está sujeito a parar de um momento para outro.

A No Worry, possui ampla experiência na elaboração e implantação de planos de Manutenção, caso necessite de mais informações, mande-nos um email.

Rodapé